Home » , , , , , , , » O nerd de ontem e o geek de hoje

O nerd de ontem e o geek de hoje

Informática

O nerd de ontem e o geek de hoje
14/03/2012 02:14 - BERNARDO COIMBRA
Diego Nigro

Para Yeltsin, mercado é favorável ao público

Já se foi o tempo em que aquele sujeito de óculos, que jogava Role Playing Games (RPG) e passava horas a fio em frente ao computador era excluído pelos colegas de turma. Depois da popularização da internet e o advento da web 2.0 - em que os próprios usuários passaram a gerar e organizar informações -, quem é ligado em lançamentos tecnológicos e não desgruda das redes sociais é que virou o “descolado”. Pelo menos, é o que afirmam os antigos nerds, os atuais “geeks”, quando questionados sobre o assunto.


Aliás, o que, definitivamente, é ser nerd ou geek? O professor de psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Luciano Meira, que pesquisa a área de internet e jogos digitais, traz uma definição pouco usual para esses termos. De acordo com Meira, “o nerd ainda existe e é o tipo de aluno que as escolas tentam formar, já que é uma figura que tem grande capacidade de aprendizado e retenção de informação”.

 “Já o Geek deveria ser o padrão de aluno para os institutos de ensino, pois ele busca na rede uma determinada informação e constrói um conteúdo a partir daquilo. Eles são mais sociáveis que os nerds por estarem mais presentes nas redes sociais”, explica Meira.

A pergunta que não quer calar é: o que, nesse meio tempo, aconteceu para que os denominados geeks fossem aceitos de forma tão natural? O estudante de ciências da comunicação Rafael Lima define tudo em uma frase: “Todo mundo hoje quer ser geek. Como a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, é natural que as pessoas queiram ser ‘antenadas’ em assuntos dessa área”, explica.

Fã de anime, desenhos animados produzidos no Japão e famosos em todo o mundo, o universitário, Ailton Coelho conta que, por ser introvertido, era rotulado de nerd durante o ensino médio. Hoje, reconhece que os tempos mudaram. “Atualmente, quem gosta de anime tem muito mais liberdade para falar sobre isso abertamente, além disso existem mais pessoas interessadas no assunto do que há quatro anos, por exemplo”, relata o estudante.

O blogueiro e estudante de publicidade, Yeltsin Lima, explica que o mercado para quem é interessado na área de tecnologia é bem favorável, já que todas as empresas precisam manter-se online. “Existem empresas, inclusive, que têm funcionários que trabalham apenas pela internet, o chamado home office”, afirma. 

E quem pensa que pessoas interessadas em cultura japonesa ou outros assuntos considerados de “nerd” não têm um círculo social forte está bem enganada. Sobre suas amizades na época de colégio e as de hoje, Ailton faz uma importante ressalva. “Mesmo que nem todo mundo compartilhe dos mesmos gostos que você, é muito mais válido ter poucos e bons amigos do que muitos e nem tão bons assim”, pontua o estudante.

Outro que recebeu apelidos pouco carinhosos e foi até chamado de “secão” - indivíduo que passa muito tempo entretido com games -, mas levou tudo na esportiva foi o estudante de design Pedro Barroca. Sempre ligado nas novidades tecnológicas, Barroca conta que é primordial o interesse no mundo online nos dias de hoje. “É importante estar a par das novidades e sempre se manter informado por meio de portais de notícias, para não perder o bonde do mundo”, diz Barroca.

 Na parte offline da vida dele, o estudante encontrou o par perfeito: Beatriz Saegesser, estudante e também interessada nas novidades da rede. “Estamos sempre no computador, mas como moramos perto, prefiro ficar com ela pessoalmente mesmo”, brinca Barroca.


Folha PE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

Like Box

Labels

Sample Text

Ordered List

Unordered List


   

contato@lojahost.net | (61) 8442-9451 / 3011-5573

Definition List

Blog Archive

Indicado

Colaboradores

Text Widget

 
Copyright © 2015. RET7 NEWS