Home » » Garantia que redução de juros seja repassada a mutuários

Garantia que redução de juros seja repassada a mutuários

Garantia que redução de juros seja repassada a mutuários

Senador Eduardo Lopes defende política adotada pelo governo Dilma
Publicado por Redação PRB em 14/05/2012 às 9h57 


BRASÍLIA (DF) – O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) apresentou emenda à Medida Provisória 567 (que modifica a forma de remuneração dos novos depósitos realizados nas cadernetas de poupança), garantindo que a redução dos juros seja repassada aos mutuários do Sistema Financeiro da Habitação. Para o parlamentar republicano, as mudanças propostas pelo governo vão ao encontro da estratégia da presidente Dilma de combater os juros exorbitantes aplicados pelos bancos no Brasil. “Concordamos com essa iniciativa de nossa presidente e apresentamos essa emenda por acreditar que ela também ajudará a corrigir distorções do sistema”, avaliou.


Eduardo Lopes lembrou que as taxa de juros brasileiras são as mais altas do mundo, apesar da diminuição da Taxa Selic (índice referência do Banco Central), incentivada pelo governo. “Em 2003, tínhamos uma Selic de 26% e juros bancários da ordem dos 230% ao ano. Estamos em 8,5% (uma das maiores reduções da história) e os bancos ainda trabalham com um ‘spread’ de 176% ao ano. É claro que isso tem que mudar”, diagnosticou.

O senador admitiu que boa parte desse ‘spread’ pode ser creditado a alta carga tributária nacional e a compulsoriedade dos depósitos no Banco Central, “agora creditar essa taxa de juros à inadimplência do correntista é uma falsidade. Porque muitas vezes essa inadimplência é fruto da irresponsabilidade dos bancos na concessão dos empréstimos”, avaliou.

Em seu discurso em defesa da emenda, Lopes citou o presidente de honra do PRB, José Alencar, que travou durante sua vida uma luta pela redução dos juros no País. “Ele abominava as altas taxas de juros, culpando-a por boa parte dos problemas que afligiam nossa economia. Por isso, em memória de José Alencar, podemos afirmar que o Brasil de hoje não admite mais taxas absurdas. E só a redução dessas poderá colocar o País definitivamente na caminho da prosperidade e justiça social.”

Link para o discurso:
http://www.senado.gov.br/noticias/tv/videos/cod_midia_167768.flv

Por Paulo Gusmão
Foto: Waldemir Barreto
Portal do PRB

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

Like Box

Labels

Sample Text

Ordered List

Unordered List


   

contato@lojahost.net | (61) 8442-9451 / 3011-5573

Definition List

Blog Archive

Indicado

Colaboradores

Text Widget

 
Copyright © 2015. RET7 NEWS