DUELO DE TITÃS Apple X Samsung em tribunal dos Estados Unidos

DUELO DE TITÃS 
Apple e Samsung enfrentam-se em tribunal dos Estados Unidos 
Apple alega que smartphones e tablets da empresa sul-coreana são cópias ilegais dos populares iPhone e iPad
30/07/2012 11:19 - AGÊNCIA ESTADO
Dois titãs da tecnologia enfrentam-se em um tribunal dos Estados Unidos nesta segunda-feira (30). A Apple processou a Samsung no ano passado, alegando que os smartphones e tablets da empresa sul-coreana são cópias ilegais dos populares iPhone e iPad.
A Apple quer US$ 2,5 bilhões em reparação de danos, indenização que apequenaria o maior veredicto relacionado à questão de patentes já registrado. A Samsung responde que quem está roubando é a empresa norte-americana, e que algumas das tecnologias em questão - como os designs retangulares arredondados - têm sido o padrão da indústria por anos.
O julgamento nos Estados Unidos é apenas a mais recente disputa envolvendo o design de produtos entre as duas gigantes. Um processo semelhante começou na semana passada no Reino Unido e Alemanha. O caso é um dentre cerca de 50 ações judiciais de companhias de telecomunicação que disputam o crescente mercado de $ 219 bilhões.
A juíza Lucy Koh, do distrito de San Jose, ordenou no mês passado que a Samsung retire seu tablet Galaxy 10.1 do mercado norte-americano enquanto aguarda o veredicto. "Essa decisão mostra o quê a juíza pensa sobre as alegações da Apple", disse Bryan Love, professor da Universidade de Santa Clara e especialista em patentes.
"A grande questão não é a indenização, mas se a Samsung poderá vender seus produtos", afirmou Mark A. Lemley, professor da Escola de Direito de Stanford. Ele disse que uma decisão em favor da Apple pode mandar para os consumidores a mensagem de que produtos baseados no sistema Android, como os da Samsung, estão em risco jurídico. Já um veredicto em favor da companhia sul-coreana pode levar a Apple a aumentar seus preços.
"Eu vou gastar meu último suspiro se necessário, vou gastar cada centavo dos $ 40 bilhões que a Apple tem no banco para corrigir este mal. Eu vou destruir o Android porque é um produto roubado" disse o fundador da Apple, Steve Jobs, na biografia escrita por Walter Isaacson.
Os advogados da empresa norte-americana argumentam que quase não há diferença entre os produtos da Samsung e os da Apple, e que documentos internos da sul-coreana mostram que ela copiou interface e designs icônicos da Apple. A Samsung nega as acusações, dizendo que com este processo a "Apple tenta sufocar a competição legítima e limitar as escolhas dos consumidores para manter seus lucros historicamente exorbitantes".


Folha PE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

Like Box

Labels

Sample Text

Ordered List

Unordered List


   

contato@lojahost.net | (61) 8442-9451 / 3011-5573

Definition List

Blog Archive

Indicado

Colaboradores

Text Widget

 
Copyright © 2015. RET7 NEWS