Home » , , , , , , , , , » Violência aponta redução no número de homicídios de jovens no Estado

Violência aponta redução no número de homicídios de jovens no Estado

ALERTA
Mapa da Violência aponta redução no número de homicídios de jovens no Estado
Pernambuco detém o quarto lugar entre os 26 estados e o Distrito Federal 

19/07/2012 - EDWARD PENA, da Folha de Pernambuco  
A violência contra crianças e adolescentes em Pernambuco caiu entre os ano de 2000 e 2010. É o que aponta o Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), que divulgou nesta quarta-feira (18) o Mapa da Violência no Brasil 2012. A pesquisa, coordenada pelo sociólogo Júlio Jacobo Waiselfisz, considerou os homicídios ocorridos contra pessoas na faixa etária entre zero e 19 anos, e destacou uma queda de 20,4% no Estado, em números absolutos.   



O estudo também revelou que o Estado, no fim do século 20, chegou a ser considerado o mais violento do País, com uma taxa de 54 homicídios em 100 mil habitantes, número que era o dobro da média nacional. Com a redução das ocorrências, Pernambuco detém o quarto lugar entre os 26 estados e o Distrito Federal.

O Mapa da Violência 2012 também apontou o Estado como o único da Região Nordeste a comemorar redução na taxa de homicídios. A Bahia, por exemplo, durante esses últimos 12 anos, amargou um aumento de incríveis 477,3% no índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) contra crianças e adolescentes. Ainda segundo a pesquisa, Pernambuco reduziu de 746 mortes, em 2000, para 594, em 2010. Este resultado inclui o Estado no grupo dos seis que conseguiram essa façanha. Entre eles também estão São Paulo (redução de 78,2%), Roraima (46,9%), Rio de Janeiro (37,1%), Mato Grosso do Sul (8,8%) e Distrito Federal (1,6%).

O secretário de Defesa Social (SDS), Wilson Damázio, em contato por telefone, informou que já esperava pelo resultado positivo. De a­cor­do com o gestor, o Programa Pacto Pela Vida é o grande responsável pela queda nos índices. “Isso tudo é fruto de uma política de segurança pública séria, que é o Pacto Pela Vida. Uma política desenhada ouvindo a população, as universidades e os policiais”, pontuou.

Ainda segundo o secretário, o comprometimento do Governo Estadual fortaleceu os trabalhos e reafirmou a intenção do governador Eduardo Campos de colocar Pernambuco entre os estados mais seguros do Brasil. “O programa teve planejamento, tem metas a serem cumpridas, com reconhecimento aos que as atingem, e é exemplo no País. O investimento do Estado e o constante acompanhamento do governador foram imprescindíveis para esse sucesso”.

Mesmo com a conquista pernambucana, o Mapa da Violência 2012, em uma tabela que apresenta índices de homicídios a cada 100 mil habitantes, revelou que dez municípios do Estado ainda estão entre as 100 cidades mais violentas do Brasil. São elas Goiana (24º mais violenta), Recife (31°), Santa Cruz do Capibaribe (48º), Igarassu (51º), Abreu e Lima (53º), Arcoverde (56º), Cabo de Santo Agostinho (72º), Olinda (73º), Surubim (75º) e Caruaru (83º). Pela mesma metodologia de pesquisa, a redução de CVLIs em Pernambuco foi da ordem de 13,3%. 
Folha PE


Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

Like Box

Labels

Sample Text

Ordered List

Unordered List


   

contato@lojahost.net | (61) 8442-9451 / 3011-5573

Definition List

Blog Archive

Indicado

Colaboradores

Text Widget

 
Copyright © 2015. RET7 NEWS