Home » , , , , , , » Jaboatão assina convênio com MI

Jaboatão assina convênio com MI


LUCAS SANTANA


O avanço do mar nas praias do litoral nordestino é um dos problemas que mais tem chamado a atenção dos pernambucanos e do poder público. Por conta dos estragos causados pela força da água durante todo o ano, medidas de contenção estão sendo estudadas por prefeituras das cidades banhadas pelo mar e pelo governo estadual. Ontem, Jaboatão se adiantou em relação a outras cidades e assinou um convênio com o Ministério da Integração Nacional (MI), que prevê o repasse de R$ 13,5 milhões para o engordamento da orla do município. O evento contou com a presença do ministro Fernando Bezerra Coelho, que garantiu Pernambuco na rota de investimentos que visam a segurança da população litorânea.

A prefeitura encomendou um estudo a uma empresa de engenharia norte-americana, e a conclusão do relatório revelou a necessidade de aumentar o trecho de areia em até 30 metros. O projeto vai contemplar as praias de Piedade, Candeias e Barra da Jangada que juntas têm oito quilômetros de extensão, contudo, os pontos mais atingidos somam 5,3 quilômetros. O estudo prevê ainda o uso de 600 mil metros cúbicos de areia, equivalente a 60 mil caminhões caçamba. Todo o material que será utilizado no engordamento, vai ser retirado de uma jazida submarina, localizada no Cabo.

Segundo o prefeito Elias Gomes, a obra deverá começar entre março e abril do próximo ano, com a finalização prevista para setembro, antes do verão de 2013. “Todas as iniciativas anteriores tinham um caráter mais emergencial, pois tinham como meta resolver demandas apenas em determinadas áreas. Agora é diferente, vamos recuperar praticamente toda a orla, entregando um espaço de lazer que aos poucos a população estava perdendo, além de dar mais tranquilidade aos moradores vizinhos à praia. Foram vários meses de diálogo com a comunidade acadêmica, Governo Federal e com a própria população, e todos esperamos que este seja o fim do problema”, completou.




Fonte: Folha de Pernambuco



Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

Like Box

Labels

Sample Text

Ordered List

Unordered List


   

contato@lojahost.net | (61) 8442-9451 / 3011-5573

Definition List

Blog Archive

Indicado

Colaboradores

Text Widget

 
Copyright © 2015. RET7 NEWS